domingo, 1 de fevereiro de 2009

Um novo homem

Quem disse que eles não se preocupam com beleza? Cremes, xampus, loções e tratamentos estéticos fazem parte do universo masculino, sim. Mais do que nunca, eles estão querendo causar uma boa impressão.
A beleza masculina está na pauta do dia. Antes, eles queriam de alguma maneira disfarçar que consumiam produtos para cabelo ou para a pele, diziam que usavam xampu de mulher. Hoje, os homens já fazem questão de ter os seus produtos, exigem xampus especiais anti-queda e tinturas para esconder os cabelos brancos. Quem entende do assunto, diz que eles querem aumentar seu poder de sedução e, principalmente, apresentar uma imagem de sucesso e encaram a vaidade como algo positivo e com menos preconceito, até porque o mercado de trabalho exige deles boa aparência e jovialidade.
As novas gerações aceitam o uso de cosméticos de maneira mais natural. Os adolescentes, por exemplo, admitem usar hidratantes para o corpo e para o rosto, protetor solar, além de produtos para combater problemas específicos, como espinhas.
A mudança de comportamento pode ser observada nos números do mercado. De acordo com a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), a venda de itens para cuidados pessoais masculinos cresce aproximadamente 10% ao ano.

Hoje, é comum encontrar cremes e loções para homens nas gôndolas de supermercados e lojas especializadas em perfumes e cosméticos. Segundo a associação, há cinco anos, um em cada 100 homens admitiam comprar cosméticos. Hoje, a relação entre os que compram e os que ainda resistem aos cosméticos baixou para um em cada 15 brasileiros.

Seja qual for o motivo para a ascensão dos homens em um setor antigamente visto como restrito à mulherada, o fato é que as vendas para eles registram aproximadamente 730 milhões de reais ao ano. Os produtos para cuidados básicos ainda são os campeões de audiência. Mas aqueles específicos para tratamento do rosto tem ganhado novos adeptos.

Os homens tem hábitos de consumo diferentes das mulheres. Eles são mais fiéis a seus produtos, enquanto elas experimentam e compram por impulso. Por isso, a variedade de produtos para eles é menor do que para elas. Um exemplo é a categoria de perfumaria. Há um número muito maior de fragrâncias para elas, que usam os produtos de acordo com a ocasião, período do dia ou do ano. Já, eles iniciam o uso de uma marca e quando acabam com o frasco, normalmente fazem a recompra.

Metrossexuais
Esse termo foi criado em 1994 pelo colunista e crítico cultural Mark Simpson e descreve o homem heterossexual moderno e urbano, tão ou mais vaidoso que as mulheres.

Geralmente são homens entre 20 e 55 anos que usam cremes e loções para pele, fazem tratamentos capilares, cuidam e embelezam as mãos e os pés, gostam de massagem anti-estresse, preocupam-se em comprar roupas de qualidade e ter um bom corte de cabelo.

Um ícone desse novo homem é David Beckham, jogador inglês do Real Madrid e mundialmente conhecido por seu estilo e elegância. Atualmente ele pode ser visto na campanha em campanhas publicitárias e promocionais da Gillette para seus produtos premium de cuidados pessoais.
Não há como saber se o metrossexualismo se tornará padrão do comportamento. Mas os homens já estão se livrando do papel de “super-homem” e descobrem que podem ser vaidosos, chorar, cuidar do corpo, usar cremes, freqüentar clínicas de estética, descobrir suas emoções e não ter vergonha de falar sobre elas e não temem ser confundidos com gays.
Barba e cabelo
A pele masculina também sofre influência hormonal, tem mais glândulas sebáceas, mais fibras elásticas e poros mais abertos. Por isso, deve receber cuidados especiais e de manutenção.
Assim como as mulheres, eles devem limpar a pele todos os dias, de preferência, com um detergente suave. Depois, aplicar um hidratante e um protetor solar. Os produtos que contém álcool não são recomendados. O álcool, apesar de limpar a oleosidade excessiva da pele, também retira a proteção da pele contra as agressões externas, desidratando tanto a pele como o pêlo. As melhores opções são os produtos com ativos de ação refrescante.
O problema mais comum observado na pele masculina, além da acne, é a foliculite (inflamação que ocorre na região da barba). E é provocada pelo erro mais grave cometido pela maioria dos homens: fazer um vai e vem com o barbeador para conseguir uma barba perfeita. Aparentemente, o rosto pode tornar-se macio, mas também com uma porção de pêlos encravados, principalmente, no pescoço onde a pele é mais sensível e fica em contato com colarinhos e nós apertados de gravata.
- Para evitar problemas como esses, recomenda-se não deixar a barba muito grande, lavar bem o rosto com água morna e sabonete bactericida antes de fazer a barba, e para ajudar a abrir os poros, usar uma toalha morna ou aproveitar a água do banho.
- Na hora de barbear, usar espuma específica e deslizar um aparelho, de preferência com três lâminas, sobre a pele do rosto no sentido em que o pêlo nasce. Nunca o contrário. Para evitar cortes, não pressione muito a lâmina e faça movimentos curtos.
- Se fizer um corte, aplique um pedaço de papel de cigarro ou de alumínio para ajudar a estancar a hemorragia e acelerar a cicatrização. Lave o rosto com água fria e use gel, loção ou tônico pós-barba, de preferência com propriedades cicatrizantes, para fechar os poros que foram abertos.
Os cuidados com o cabelo dos homens não diferem muito das mulheres. Porém, a oleosidade no couro cabeludo é bem maior por causa das glândulas sebáceas, estimuladas pelos andrógenos (hormônios masculinos). O ideal é usar xampu e condicionador correspondente com o tipo de cabelo: normal, seco ou oleoso. Se é feito o uso contínuo de gel fixador, o ideal é optar pelos sem álcool, já que o álcool resseca os cabelos.
Práticos, eficientes e multifuncionais
Os produtos para homens são desenvolvidos para atender necessidades específicas do homem moderno que não dispõe de muito tempo. São produtos práticos, eficientes e multifuncionais, cuja formulação contém princípios ativos para suprir as necessidades próprias da sua pele. Em outras palavras, eles não podem ser gordurosos (de preferência oil-free), têm que diminuir a produção sebácea (reduzir a oleosidade) e estimular a produção de colágeno, para retardar o envelhecimento. Para o barbear perfeito, o produto deve ser emoliente (adequado para amolecer os pêlos), porém sem engordurar a pele e os pós-barba devem conter ativos que proporcionam um bem-estar para a pele levemente agredida. Por exemplo, algumas fórmulas trazem as multivitaminas, que nutrem e hidratam a pele, o azuleno e a alantoína, que tem ação cicatrizante e a alfa bisabolol, que acalma e suaviza a pele agredida.
Mais que loções pós-barba para se sentir bemA média de tempo que os homens levam para cuidar da aparência impressiona: cerca de 23 minutos diários. Mas isso não é nada comparado ao que as clínicas estéticas e de cirurgia plástica estão oferecendo para esse público diferenciado e exigente.

Um comentário:

Unknown disse...

desde os anos 80 as coisas sao assim/lembro que quando eu viajava levava 16 cosmeticos em geral/xampu/condicionador/creme/brozeadores/loçoes para as maos/loçao ate..bom...abraços