sábado, 14 de março de 2009

BARBA E A IMAGEM PROFISSIONAL


Uma das perguntas mais freqüentes feitas pelos homens é sobre a barba: ela compromete ou não sua imagem profissional?
Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo com gerentes de RH sobre a percepção que tinham de homens com ou sem barba constatou que estes profissionais decididamente têm preferência candidatos sem barba a outros com barba ou cavanhaque na seleção de funcionários.
A barba é constantemente associada a personalidades não conformistas. Deste modo, costuma ser mais aceita em áreas mais criativas, como artes, publicidade, e também no meio acadêmico, onde uma aparência madura é desejada. Contudo, não é bem vista em áreas mais conservadoras e formais.
Essa mesma pesquisa detectou que quanto mais alto o cargo, mais o rosto totalmente limpo, inclusive sem bigodes, também é o preferido.
Em um nível subjetivo, a barba também pode ser vista como uma forma de encobrir ou mascarar suas expressões faciais. Pelo fato dela esconder grande parte de seu rosto, inconscientemente outras pessoas podem pensar que você quer esconder algo mais. Desta forma, para conseguir transmitir confiança, você talvez tenha que se esforçar em dobro.
Ainda por cima, sempre existe o perigo de ela ser uma rede para restos de comida. Você não gostaria que isso acontecesse com você naquele almoço de negócios decisivo, não é mesmo?

Nenhum comentário: